Divulgadom

Filtros

O Dom musical de Pablo Charles Shaul

Meu nome é Pablo Charles Shaul, nasci em 1985, sou músico multi-instrumentista, e me envolvi com o mundo da música desde cedo.

Quando tinha 5 anos de idade, começou a aflorar em mim o interesse pela música, através da percussão dos ritmos baianos, como minha família não tinha condições de ter uma bateria original em casa, eu ficava tocando com uma bateria feita de lata, madeira e borrachas de câmara de ar, isso foi até meus 15 anos.

Aos 16 me envolvi com o violão, e aprendi os primeiros acordes com a ajuda de alguns amigos, foram dicas muito importantes para um iniciante, então fui me aperfeiçoando e aprendendo outros instrumentos de corda, tais como guitarra, contrabaixo e cavaquinho, entre outros. No decorrer de alguns anos eu segui aprendendo a teoria junto com a prática e também já estava ensinando para várias pessoas que estavam iniciando.

A maior dificuldade era não ter um professor, mas sempre autodidata, e aos poucos, aumentando meu nível de conhecimento, eu aproveitei intensamente quando os momentos chegaram. Os meus 18 anos foi um desses períodos muito importante musicalmente, quando pude adquirir conhecimento no instrumento e teórico que alavancaram meu aprendizado.

Eu entrei num projeto social, onde realizei o sonho de aprender a tocar bateria, tendo aulas com o professor Ricardo Matos e a Sabará, grandes bateristas da cidade de Itabuna – BA. Na mesma época, fui tocar violão num casamento, chegando na igreja, conheci uma grande professora, a maestrina Olga Ribeiro (ex-aluna do grande maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos) com quem toquei as músicas do casamento. A mesma me ofereceu para escolher qual curso de instrumento musical eu queria ter com ela. Escolhi o piano, instrumento que aprendi durante um ano e meio, e em outro horário, aulas de Técnica Vocal (foram aulas particulares e gratuitas).

Num outro projeto social, aprendi Tuba em Mib com o professor Wellington Quintas, toquei na Filarmônica Euterpe Itabunense e posteriormente adquiri um violoncelo (2008) quando comecei meus estudos, recebendo dicas importantes de amigos no começo.

Não demorou muito e eu também me encantei com os sons dos outros instrumentos, como cordas e sopro. Podemos perceber que a música nos leva além do que ouvimos e tocamos, ela educa, tranquiliza, transcende os sentimentos e habilidades em cada ser humano, mas o constante desejo de aprender, sempre foi a chave para o ânimo constante em meio às dificuldades da vida.             

 Hoje eu toco violoncelo em eventos, e ainda estou aprendendo vários outros instrumentos. Sou professor de violão num projeto social da prefeitura e sou violoncelista da ORCAMI (Orquestra de Câmara de Itabuna), um grupo musical composto pelos instrumentos: Violoncelo, Violinos, Viola de arco Flauta Transversal e Percussão.  Sigo sempre ensinando e aprendendo.

Saiba mais sobre mim na minha ficha divulgadom clique em http://www.divulgadom.com.br/usuario/anuncio/36